terça-feira, 30 de abril de 2013

Evento no Dia da Arte traz o clima da Renascença a Fortaleza


Que tal experimentar as cores, sons e sabores do período da Renascença? A viagem cultural, é proposta pela Organização Filosófica Internacional Nova Acrópole para comemorar o Dia da Arte, 4 de maio. A entidade vai realizar em Fortaleza e em outras cidades brasileiras onde mantém sede, uma programação tendo como tema o Renascimento, período histórico após a Idade Média, em que houve um resgate do ideal humanista proposto pela cultura da antiguidade clássica. A arte, filosofia e ciência conheceram uma época de esplendor e as criações da época encantam até hoje.
 
Em Fortaleza, o programa vai envolver artes plásticas, música e poesia, grátis. Apenas no quesito gastronomia, haverá um almoço temático pago. O cardápio tem receitas de Leonardo da Vinci, o multifacetado artista, inventor,poeta, músico...e gourmet. Antecipando o Dia da Arte, logo na sexta-feira (3), na sede da Nova Acrópole Fortaleza (Rua Vicente Leite, 2451 - Dionísio Torres) receberá cerca de 200 estudantes do ensino médio de quatro escolas públicas estaduais para visitas guiadas a uma exposição didática sobre o Renascimento. Antes das visitas – programadas para às 8h, 10h, 14h e 16h  – os estudantes vão assistir a uma minipalestra sobre o Renascimento.
 
Estarão na mostra, réplicas de obras renascentistas como “A Última Ceia” e “O homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci; “A Calúnia de Apeles”, “A Primavera” e “O Nascimento de Vênus” (foto), de Botticelli e “A Escola de Atenas”, de Rafael. O espaço trará ainda uma réplica das pinturas da “Capela Cistina”, de Michelangelo, dentre outros trabalhos.
 
Música, ideias e sabores
 
O público em geral poderá visitar a exposição no dia 4, quando a programação será intensificada. A mostra fica aberta das 12h às 22h. Quem desejar poderá ao restaurante O Banquete, em área reservada da Nova Acrópole, onde acontecerá o evento Da Vinci Gourmet. A chef Liliane Pereira preparou um cardápio especial para a ocasião, a partir das receitas do famoso renascentista. O cardápio será servido a partir de 12h, acompanhado de explicações sobre a receita e curiosidades sobre esse lado pouco conhecido de Da Vinci.
 
A partir das 15h, acontecem palestras abertas na sede da Nova Acrópole de Fortaleza. A diretora da entidade Renata Peluso abordar os temas "Por que a beleza importa?", às 15h, e "Os Motores Ocultos do Renascimento", às 19h30. Às 17h, o público poderá participar de audição comentada de músicas renascentistas sacras e profanas. Os comentários serão do Prof. Rafael Montenegro.
 
Entre uma palestra e outra, ainda será possível assistir à apresentação do artista plástico catarinense Dom Cabral, que vai executar ao vivo uma pintura digital da obra “Criação do Homem”, de Michelangelo, conhecida como “O Dedo de Deus”. Nascido em Blumenau-SC, Dom Cabral reside em Fortaleza há 12 anos.
 
O final da programação do Dia da Arte na Nova Acrópole será com a Orquestra Eleazar de Carvalho, que realiza concerto às 21h. Ficou um gosto de quero mais? No domingo  (5),  haverá tarde musical na Livraria Cultura. Mais uma vez, a Orquestra Eleazar de Carvalho vai se apresentar com comentários sobre a música renascentista. A entrada é 1 kg de alimento não perecível. As vagas são limitadas. (Com informações da assessoria de imprensa do evento)
 
Mais informações: Nova Acrópole Fortaleza - (fone: 85 3257 2777 / 8833-3217) / 
Simplícia Viana, jornalista Nova Acrópole -  (fone: 85 8724 2435) / Gilda Barroso, assessora de imprensa – (fone: 85 8839 9322 / 9925 5762)

Boa Notícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário