terça-feira, 30 de abril de 2013

Paris envia brinquedos a crianças sírias

MUNDO
Turquia serve de refúgio para 400 mil sírios

Texto Juliana Batista | Foto ONU | 30/04/2013 | 09:39
Centenas de crianças refugiadas receberam brinquedos enviados por menores que vivem em França. Os objetos foram recolhidos pelo Museu Quai Branly, em Paris, com a ajuda do Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para os Refugiados
IMAGEM
Um lote com 60 caixas de brinquedos, pertencentes a menores que vivem em França, chegou esta semana à Turquia e beneficiou mais de 700 crianças sírias, entre os três e os cinco anos de idade, que naquele país frequentam um berçário e a uma escola em campos de refugiados, informou a Rádio ONU.
Segundo um funcionário do Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), que acompanhou a entrega, os menores «estavam muito animados e adoraram brincar» com as ofertas. Os brinquedos foram recolhidos pelo Museu Quai Branly, em Paris, especializado em arte indígena, cultura e civilizações da África, Ásia, Oceânia e Américas.
No âmbito desta campanha, as crianças de Paris foram convidadas a levar ao museu um brinquedo em bom estado e, ao mesmo tempo, aprenderam sobre a situação de menores que estão refugiados e que precisaram de fugir das suas casas devido a guerras ou perseguições.
Segundo o Acnur, mais de dois mil brinquedos foram angariados neste ano pelo museu. A agência da ONU acredita que a Turquia está a servir de refúgio para 400 mil sírios. Por dia, chegam ao país entre 300 e 400 pessoas. Muitos vivem em campos de refugiados e outros em áreas urbanas. Os sírios recebem abrigo, bens alimentares, cuidados de saúde e educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário