sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Governo Dilma: Avaliação positiva e sobe para 43%, diz Ibope

Carolina Martins, do R7, em Brasília
Índice de desaprovação do governo caiu dois pontos percentuaisRoberto Stuckert Filho/PR
A avaliação positiva do governo Dilma subiu seis pontos percentuais desde setembro e passou de 37% para 43%, segundo Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) divulgada nesta sexta-feira (13).
O número de pessoas que avaliam o governo da presidente Dilma Rousseff como “ótimo ou bom” cresceu seis pontos percentuais em relação a setembro, quando 37% consideravam o governo bom. O índice é também superior ao percentual da população que avalia o governo como “regular”, que caiu de 39% para 35%.
Além disso, o número de pessoas que consideram o governo “ruim ou péssimo” caiu dois pontos percentuais, ficando em 20%. Em setembro, o índice era de 22%.
Mesmo com o aumento no percentual de eleitores que consideram o governo “ótimo ou bom”, o governo Dilma ainda não retomou os índices de aprovação registrados no começo deste ano — em março, a avaliação positiva era de 63%. 
Em julho, logo depois das manifestações que tomaram o País, a aprovação do governo atingiu o recorde negativo de 31%; em setembro, o percentual já havia passado para 37%.
O Ibope aplicou 15.414 entrevistas em 26 Estados e no Distrito Federal, entre 23 de novembro e 2 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Crescimento
De acordo com o gerente-executivo de pesquisa da CNI, Renato da Fonseca, a tendência é de que o crescimento na avaliação do governo continue. Segundo ele, muito desse movimento reflete uma recuperação da forte queda registrada em julho, após as manifestações populares.
— A recuperação vem como um movimento natural, como reação ao índice de junho, que teve uma queda muito forte. Outra parte, quando a gente percebe na área de saúde, a resposta do Mais Médicos foi uma resposta que agradou à população.
De acordo com Fonseca, mesmo com o movimento positivo de avaliação do governo, o Brasil vai entrar em um cenário eleitoral bastante instável e, por isso, é difícil prever o comportamento dos números na próxima pesquisa.
Popularidade nos Estados
A popularidade da presidente Dilma ainda é maior na região Nordeste, onde 52% da população consideram o governo “ótimo ou bom”. Além disso, 68% dos nordestinos aprovam a maneira de governar da presidente.
Os piores índices de avaliação estão na região Sudeste, onde 38% consideram o governo “bom ou ótimo” e metade dos moradores aprova a forma que a presidente Dilma conduz as políticas.
No recorte por Estado, o Amazonas é a unidade da Federação onde Dilma é mais bem avaliada — 64% dos amazonenses consideram o governo “bom ou ótimo” e 72% aprovam a maneira de governar da presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário