quinta-feira, 6 de março de 2014

Rede Anti-Pobreza pede uma Europa mais social

MUNDO
Combate à pobreza

Texto Juliana Batista | Foto Lusa | 06/03/2014 | 16:40
Partilhando o que existe, de forma equitativa e sustentável, é possível erradicar a pobreza
A Rede Anti-Pobreza lançou a campanha «Eleger Defensores para uma Europa Social» a propósito das eleições para o Parlamento Europeu. A iniciativa pede que políticos e cidadãos assinem um compromisso para defender uma estratégia no combate à pobreza
IMAGEM
As eleições para o Parlamento Europeu, agendadas para o próximo dia 25 de maio, motivaram a Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) a lançar a campanha europeia «Eleger Defensores para uma Europa Social», em parceria com os seus membros.
Através desta iniciativa, a EAPN pede que representantes políticos e cidadãos assinem um compromisso para defender no Parlamento Europeu a necessidade de criar «um pacto social para uma Europa social; uma estratégia da União Europeia eficaz no combate à pobreza, exclusão social, desigualdade e discriminação; uma democracia mais forte e a participação da sociedade civil e uma audição anual no Parlamento Europeu com pessoas em situação de pobreza».
Para que a luta contra a pobreza seja mais eficaz, a EAPN recorda que este «não é um problema de escassez de recursos», uma vez que evitando «a ganância e o desperdício» e partilhando o que existe «de forma equitativa e sustentável, através de uma distribuição mais justa, é possível erradicar a pobreza».
No manifesto, divulgado online, a Rede Europeia Anti-Pobreza aponta os aspetos positivos de tais medidas. «A boa notícia é que sociedades mais igualitárias têm um melhor desempenho para todos e estados-providência universais alcançam uma maior equidade ao prevenirem e erradicarem a pobreza e o Parlamento Europeu pode desempenhar um papel vital de forma a assegurar que a União Europeia se desenvolva nesta direção», lê-se no documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário