segunda-feira, 12 de maio de 2014

Papa Paulo 6º fica mais perto de se tornar santo

 Dom Helder conversa com crianças numa favela do Rio de. Janeiro acompanhado pelo então cardeal, Montini, futuro papa Paulo VI
Por Philip Pullella
O papa Paulo 6º, que liderou a Igreja Católica durante um dos períodos modernos mais turbulentos e consagrou sua oposição à contracepção, vai ficar um passo mais perto de se tornar santo em outubro, informou o Vaticano.
O papa Francisco, que no mês passado declarou santos dois de seus antecessores, vai beatificar Paulo, o declarando um "abençoado" da Igreja, em cerimônia no dia 19 de outubro.
O evento, que vai acontecer na conclusão de um sínodo de bispos do mundo todo no Vaticano sobre o tema família, significa que Francisco terá canonizado ou beatificado três ex-papas em apenas seis meses, um período de tempo incomum.
A beatificação é o último passo antes da canonização. O processo de santificação do ex-papa tornou-se possível depois que o Vaticano reconheceu o que diz ter sido um milagre atribuído a Paulo, que morreu em 1978.
O suposto milagre diz respeito a uma mulher grávida da Califórnia, cuja gravidez foi considerada de alto risco, com possibilidade de morte do feto no útero ou de nascimento com defeitos congênitos graves, na década de 1990.
Médicos aconselharam a mulher a fazer um aborto, mas, por conselho de uma freira, ela rezou para o falecido papa Paulo. A criança, agora um adulto, nasceu sem problemas.
A comissão médica do Vaticano decretou que a cura foi medicamente inexplicável.
A Igreja prega que Deus realiza os milagres, mas que os santos que estariam com Deus no céu intercedem pelas pessoas que rezam para eles.
Paulo se tornou papa em 1963 após a morte de João 23. Ele guiou a Igreja durante a conclusão do Concílio Vaticano 2º, que foi iniciado por seu antecessor, e na implementação de reformas de modernização.
Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário