sábado, 31 de janeiro de 2015

Marcha na Espanha contra austeridade econômica

Movimento foi maior demonstração de apoio a partido anti-austeridade.

País está começando a sair de crise econômica de sete anos.

Da Reuters

Principal praça de Madri, na Espanha, foi tomada por manifestantes durante protesto contra austeridade fiscal (Foto: Andres Kudacki/AP)Principal praça de Madri, na Espanha, foi tomada por manifestantes durante protesto contra austeridade econômica (Foto: Andres Kudacki/AP)
Dezenas de milhares marcharam em Madri neste sábado, na maior demonstração de apoio ainda para o partido anti-austeridade Podemos, cuja popularidade e políticas têm levantado comparações com o partido Syriza, que acaba de vencer eleições na Grécia.
Pessoas gritavam "sim, nós podemos" e "tic tac tic tac", sugerindo o tempo está acabando para a elite política. Muitos agitavam bandeiras e banners gregos e republicanos lêem "a mudança é agora".
O Podemos foi formado há apenas um ano, mas produziu um grande choque ao ganhar cinco assentos nas eleições para o Parlamento Europeu, em maio. Atualmente está liderando as pesquisas de opinião na corrida para as eleições locais, regionais e nacionais neste ano.
A Espanha está saindo de uma crise econômica de sete anos como um dos países de mais rápido crescimento da zona do euro, mas a saída da recessão ainda tem de aliviar dificuldades para milhares de famílias, num país onde quase um em cada quatro trabalhadores está sem emprego.
O líder esquerdista grego Alexis Tsipras disse que cinco anos de austeridade "humilhação e sofrimento" impostos pelos credores internacionais acabaram, após seu partido Syriza vencer eleições antecipadas em 25 de janeiro.
Movimento 'Podemos' tomou as ruas da capital espanhola (Foto: Andres Kudacki/AP)Movimento 'Podemos' tomou as ruas da capital espanhola (Foto: Andres Kudacki/AP
)

Nenhum comentário:

Postar um comentário