segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Fátima: 8.º Simpósio do Clero convida a refletir sobre «a identidade e missão dos presbíteros»


Agência Ecclesia 31 de Agosto de 2015      CEVM
CEVM
Iniciativa conta com 345 sacerdotes inscritos

Lisboa, 31 ago 2015 (Ecclesia) – Centenas de sacerdotes de todo o país participam a partir de hoje em Fátima no 8.º Simpósio do Clero, que este ano terá como tema “O padre, irmão e Pastor”.

Segundo um comunicado enviado  à Agência ECCLESIA, pela Comissão Episcopal Vocações e Ministérios (CEVM), organizadora do evento, estão inscritos cerca de 350 sacerdotes que vão ter a oportunidade de refletir durante quatro dias sobre a “identidade e missão dos presbíteros”.

Pelo Salão do Bom Pastor, no Centro Paulo VI em Fátima, vão passar oradores como o professor Adriano Moreira, a escritora Lídia Jorge e o vencedor do Prémio Pessoa 2014, Henrique Leitão.

Destaque ainda para a participação do bispo do Porto, D. António Francisco Santos, que dará a conferência “Do Concílio até à atualidade: a vida e o ministério do presbítero”.

O simpósio deste ano pretende assinalar os 50 anos do decreto do Concílio Vaticano II “Presbyterorum Ordinis” sobre “O Ministério e a Vida dos Sacerdotes”; o “Ano da Vida Consagrada” que está a decorrer e também a “figura ímpar do Beato D. Frei Bartolomeu dos Mártires, os seus escritos e a sua vida”, refere a nota da CEVM.

O programa da iniciativa terá no dia 1 de setembro um tempo dedicado ao beato português, com apontamentos de Jorge Barbosa e de Adriano Moreira.

No dia seguinte, os sacerdotes serão convidados a refletir sobre a “beleza da consagração”, com duas conferências de Luciano Manicardi e a visualização de um filme.

O simpósio encerrará com uma oratória sobre ‘O padre e o entusiasmo na evangelização’, proferida pelo padre jesuíta José Correia Frazão, provincial da Companhia de Jesus em Portugal.

JCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário