sábado, 30 de abril de 2016

Igreja/Portugal: Encontro nacional de leigos quer ajudar a preencher «vazio de pensamento cristão»


Agência Ecclesia 29 de Abril de 2016, às 15:47       
António Pinto Leite vai moderar painel internacional do evento de 7 de maio, em Évora

Lisboa, 29 abr 2016 (Ecclesia) – O empresário António Pinto Leite considera que o 3.º Encontro Nacional de Leigos, marcado para dia 7 de maio em Évora, vai ajudar a combater “um vazio de pensamento cristão” na sociedade portuguesa.

“Há muitos cristãos envolvidos, mas não são suficientes para mudar uma cultura que se vai degradando no tempo moderno”, realçou o antigo presidente do Associação Cristã de Empresários e Gestores (ACEGE), em declarações à Agência ECCLESIA.

Promovido pela Conferência Nacional do Apostolado dos Leigos, o evento em Évora vai ter como tema ‘Nada nos é indiferente entre a Terra e o Céu’, trazendo a Portugal vários profissionais estrangeiros, empenhados em projetos orientados para o bem comum.

António Pinto Leite, que vai moderar o painel internacional do certame, destaca a importância de congregar “cristãos, não cristãos”, pessoas “de outras religiões” para uma reflexão sobre os “grandes problemas que neste momento a humanidade e a sociedade atravessam”.

“Há aqui um desafio central, em Portugal também, que é o desafio da pobreza que também vai ser objeto de profunda análise”, apontou.

Entre os oradores presentes, destacam-se nomes como o de Joseph Campo, um produtor de documentários responsável por obras como ‘Deus nas ruas da cidade de Nova Iorque’, ‘Pescadores de Homens’ e ‘The Human Experience’.

“Uma pessoa cujo percurso de vida é muito impressionante, e que se dedica à pobreza extrema na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos da América”, realça António Pinto Leite.

O mesmo painel, que vai ter lugar na igreja de São Francisco, em Évora, a partir das 10h00, contará ainda com a participação de Pascale Warda, uma “representante dos direitos humanos no Iraque” e que dará o seu testemunho sobre o sofrimento dos cristãos no seu país.

Luis Ventura Fernández abordará por sua vez a realidade da Amazónia, dos povos indígenas que habitam a região, a necessidade de proteger a dignidade humana e o meio-ambiente.

“Também no mundo das empresas nós vemos a emergência, a urgência de se tratar da proteção do meio ambiente, da ecologia no sentido ambiental e social”, reconhece António Pinto Leite.

Depois das primeiras edições terem passado por Coimbra e pelo Porto, o encontro nacional de leigos vai decorrer em Évora e, à semelhança dos anos anteriores, deverá contar com mais de mil participantes.

Ao todo serão feitas 32 comunicações, num programa que abrangerá a ecologia humana, familiar, ambiental, económico-social e cultural.

As vertentes espiritual e caritativa também vão estar presentes, através de propostas de contemplação, de peregrinação e caminho, da reconciliação e perdão e o acolhimento nas periferias.

JCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário