quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Rebecca, A Mulher Inesquecível- Um clássico de Hitchcock, volta aos cinemas

domtotal.com
Por Charles Mascarenhas

O cineasta Alfred Hitchcock (1899-1980) é consideradoo mestre do suspense no cinema. Nascido em Londres, mudou-se para os Estados Unidos em 1939, onde produziu o longaRebecca,primeiro filme dirigido em Hollywood. Rebeccateve 11 indicações ao Oscar de 1941 e  recebeu duas premiações: melhor filme e melhor fotografia preto e branco.  A grande novidade para os amantes de Hitchcock é que o filme foi restaurado recentemente e está de volta aos cinemas.

O roteiro de Rebeccaé baseado no romance homônimo de Daphene Du Maurier. No Brasil, o título foi adaptado para: Rebecca, A Mulher Inesquecível.

O filme é sobre uma jovem humilde, papel da Joan Fontaine, que se casa com o nobre inglês Maxim de Winter (Laurence Oliver), que a leva para morar em sua mansão , onde havia vivido com a falecida esposa, Rebecca de Winter.

Um drama psicológico, o filme vai se construindo devagar.O novo casal se conhece em Monte Carlo. A aparência de felicidade e amor são construídas por cenas externas e em ambientes claros, isso provoca no espectador a ideia de que será uma simples história de duas pessoas que se amam. O que muda completamente depois dos 30 primeiros minutos.

Já casada e morando na mansão, a nova Sra. Winter, que a propósito, nunca teve seu nome revelado na trama, precisa enfrentar o “fantasma” de Rebecca. Esta, apesar de morta, parece ainda estar habitando a mansão, pois todos que ali vivem, mantém as dependências como uma espécie de memorial da falecida. A governanta (Judith Anderson) é figura central na construção da personagem-fantasma, pois reaviva constantemente as lembranças da antiga patroa. Tudo isso contribui para uma sensação claustrofóbica à personagem de Joan Fontaine.

Para construira narrativa de suspense, Hitchcock encadeou atrilha sonora de Franz Waxmanàs cenas internas e noturnas nos grandes cômodos da mansão, no intuito de deixar nova moradora sempre pequena, frágil e perdida.

Vale lembrar que Hitchcock a princípio foi convidado aos Estados Unidos pelo  produtor David O. Selznick, para filmar uma adaptação de Titanic, mas esta ideia foi abandonada e substituída por Rebecca.

Quase 80 anos depois, essa obra volta aos cinemas para nos surpreender. Vale a Pena conferir!


Charles Mascarenhas
Graduando em cinema e audiovisual pela PUC-Minas e estudante de cursos livres de teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário