quarta-feira, 30 de novembro de 2016

VÍDEO: Atlas 3D revela desenvolvimento do embrião humano de forma nunca vista antes


AMSTERDAM, 30 Nov. 16 / 05:00 am (ACI).- Especialistas em embriologia da Universidade de Amsterdã (Holanda) desenvolveram o novo “Atlas 3D de Embriologia Humana”, uma investigação publicada na revista ‘Science’ que envolveu a construção minuciosa de 14 modelos digitais 3D de embriões humanos em diversas etapas do seu desenvolvimento, durante os dois primeiros meses de gestação.

“Todos acreditam que já sabemos isto, mas acredito que sabemos mais sobre a lua do que sobre o nosso próprio desenvolvimento”, disse a ‘The Guardian’ Bernadette de Bakker, professora da Universidade de Amsterdã que ajudou a dirigir o projeto com seu colega Antoon Moorman.

A investigação, que demorou aproximadamente 45.000 horas em seu desenvolvimento e que já está disponível em um site especial, permite percorrer diferentes sistemas do corpo a medida que se desenvolvem, incluindo o sistema respiratório, o sistema esquelético, o sistema nervoso e outros.

Também estão disponíveis as fotografias digitais utilizadas para fazer os modelos, assim como cifras detalhadas e fichas de dados que contêm informação sem precedentes acerca de como cresce cada órgão e muda com o passar do tempo.

“É importante entender a embriologia humana para esclarecer como ocorrem os defeitos de nascimento e má formações congênitas”, afirmou Bernadette de Bakker.

A pesquisadora assinalou que muitas das descrições publicadas nos livros sobre desenvolvimento embrionário se baseiam em observações realizadas há muitas décadas e, frequentemente, contêm detalhes inferidos de estudos sobre embriões de rato ou de galinha.

Indicaram que participaram desta investigação aproximadamente 75 estudantes que analisaram fotografias digitais de aproximadamente 15.000 seções manchadas de tecidos da coleção de embriões “Carnegie” dos Estados Unidos, que tem entre 60 e 100 anos, recolhidas por médicos durante seus procedimentos de histerectomias (operação para extrair o útero de uma mulher).

Em cada seção, os órgãos e tecidos foram cuidadosamente etiquetadas a fim de construir o atlas digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário