sexta-feira, 31 de março de 2017

Projeto sociocaritativo do Papa chega às redes sociais

Agência Ecclesia 30 de Março de 2017, às 16:57        DR

DR
Objetivo é promover uma comunicação mais «direta, transparente e participativa» no apoio aos mais carenciados


Cidade do Vaticano, 30 mar 2017 (Ecclesia) – O ‘Óbolo de São Pedro’, um projeto de recolha de donativos dedicados às obras de caridade do Papa, chegou às redes sociais ‘twitter’ e ‘instagram’, anunciou hoje a Santa Sé.

Tradicionalmente o ‘óbolo’ é constituído pelas ofertas dos fiéis por ocasião da festa de São Pedro e São Paulo (29 de junho), os contributos dos Institutos Religiosos, das Sociedades de Vida Apostólica e de Fundações, para além de donativos a título individual.

“O objetivo é dialogar com aqueles que desejam ajudar os pobres e divulgar as obras caritativas realizadas através da solidariedade dos fiéis de todo o mundo, como religiosos, leigos, empresas, entidades ou fundações, e estruturas que auxiliam o Papa no exercício de sua missão”, explica a Rádio Vaticano.

Recorde-se que o ‘Óbolo de São Pedro’ já tinha uma página de internet, lançada há cerca de meio ano, num processo realizado em parceria entre a Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, o Instituto para as Obras de Religião e o Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.

O Vaticano espera, através destas duas novas ferramentas, favorecer uma comunicação mais “direta, autêntica e transparente” com as pessoas, e ao mesmo tempo mais “participativa com quem deseja ajudar os pobres”.

Por agora, o projeto vai estar presente no ‘twitter’ em três línguas (italiano, inglês e espanhol) e no ‘instagram’ em italiano.

Ao entrarem nestas suas plataformas, as pessoas vão poder ler “as mensagens do Papa” relacionadas com o ‘Óbolo de São Pedro” também “imagens, pensamentos e informações acerca das obras caritativas promovidas pela Santa Sé”.

No ‘twitter’, uma das primeiras frases publicadas destaca a “misericórdia” como a ação de “ir ao encontro dos mais carenciados e das suas necessidades”.

Trata-se de seguir o mesmo espírito que levou o ‘Óbolo de São Pedro’ a apostar em projetos de solidariedade “como a construção de um hospital pediátrico em Bangui, na República Centro-Africana; a recolha de donativos lançada pelo Papa Francisco a favor da nação ucraniana em guerra; e o apoio dado à criação da primeira universidade católica na Jordânia”, pode ler-se.

O ‘Óbolo de São Pedro’ está no ‘twitter’ em ‘@obolus_it’; ‘@obolus_es’; e ‘@obolus_en’, e no ‘instagram’ através da ligação ‘obolus_va’.

A Santa Sé desafia seguidores e católicos a percorrerem esta “estrada comum de misericórdia”, através da hashtag ‘#movingMercy’.

JCP

Nenhum comentário:

Postar um comentário