sábado, 7 de outubro de 2017

Heley Abreu, a professora heroína de Janaúba

7 de outubro de 2017Escreva um comentário!
NP Online
Heley Abreu, a professora heroína de Janaúba
A professora Heley Abreu teve 90% do corpo queimado. Ela tentou salvar seus alunos de incêndio provocado pelo vigilante Damião Soares dos Santos.

Uma heroína. É assim que a professora da creche Gente Inocente Heley Abreu está sendo aclamada pelas ruas de Janaúba, cidade no norte de Minas Gerais onde cinco crianças foram assassinadas pelo vigia Damião Soares dos Santos.

A docente de 43 anos morreu na noite desta quinta-feira (5). Ela teve 90% do corpo queimado ao tentar salvar seus alunos do incêndio provocado por Damião. Ela também teria tentado lutar contra ele para impedir que o ataque fizesse mais vítimas.

O jornal O Tempo conseguiu entrevistar a mãe de Heley, Valda Terezinha de Abreu. “Minha menina salvou tanto anjo, não é possível que os anjos não vêm salvar ela”, disse, antes da confirmação da morte da filha.

Heley sofreu a maior parte das queimaduras enquanto tentava retirar as crianças pela janela da creche. O vigilante havia fechado a porta, impedindo que os pequenos saíssem do local.

Apesar do corpo tomado pelo fogo, ela reunia forças para carregar as crianças para o lado de fora ao mesmo tempo em que tentava debelar as chamas que a atingiam.

O atentado

Até a madrugada desta sexta-feira (6), oito mortes haviam sido confirmadas. Além da professora, morreram seis crianças de quatro anos e o próprio vigia.

Funcionário da prefeitura, Damião estava afastado do trabalho desde o mês passado. Ele teria ido à creche entregar o atestado médico.

Disse que iria distribuir picolés para os pequenos e se dirigiu à sala de aula, onde jogou gasolina nele próprio. Depois começou a abraçar as crianças e usou um isqueiro.

De acordo com o delegado regional de Janaúba, Bruna Barbosa, Damião tinha mania de perseguição, achava que seria envenenado e pode ter sofrido um surto psicótico antes do ataque às crianças.

Entretanto, a investigação mostra que a princípio o crime foi premeditado.

Mais de 20 pessoas continuam internadas em Janaúba, Montes Claros, cidade a 135 km do local do atentado, e Belo Horizonte. A maioria, crianças.

Fonte: HuffPost Brasil

2 comentários:

  1. Esta heroína está agora junto de Deus, cercada pelos anjos. Nunca mais será esquecida e,com certeza, receberá ainda muitas homenagens do povo de Janaúba!

    ResponderExcluir
  2. Senhoras e senhores, encaminho esta mensagem para pedir apoio. O Brasil possuí uma lista oficial de Heróis, que estão inscritos no chamado "livro de aço" que se encontra depositado no Panteão da Liberdade, localizado na Praça dos três poderes, em Brasília. Para ter nome incluído nessa lista é necessário uma lei federal .
    Diante dos acontecimentos em Janaúba/MG, encaminhei uma proposta de ideia legislativa ao portal e-Cidadania para que a professora Heley de Abreu Silva Batista seja incluída na lista de heróis da Pátria pelo que ela fez tentando impedir a tragédia. Ela sacrificou a própria vida para defender seus alunos, acho que isso é suficiente para elevá-la à categoria de heroína nacional. Outro ponto é o de que não existe nenhum professor na lista de heróis nacionais, e acredito ser relevante uma homenagem dessas a um integrante dessa categoria.
    Apesar de ser uma professora do Estado de Minas Gerais, ela é antes de tudo uma brasileira, por isso estou pedindo o apoio de todos, basta clicar no link: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia… e registrar seu apoio.
    Serão necessárias 20.000 assinaturas para que a ideia seja encaminhada à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado. Assim, peço ainda o apoio para a divulgação da proposta, basta divulgar esta postagem em suas redes sociais.
    Obrigado


    Senado Federal - Programa e-Cidadania - Ideia Legislativa
    Apoie essa Ideia Legislativa: "Incluir a professora Heley de Abreu Silva Batista na lista de heróis da Pátria "
    WWW12.SENADO.LEG.BR

    ResponderExcluir