domingo, 19 de novembro de 2017

Papa entregou «Prémio Ratzinger», o «Nobel» da Teologia


Agência Ecclesia 18 de Novembro de 2017, às 11:57     

O compositor Arvo Pärt foi um dos vencedores

Cidade do Vaticano, 18 nov 2017 (Ecclesia) - O Papa Francisco entregou este sábado os prémios aos três vencedores da 7ª edição do 'Prémio Ratzinger', considerado o ‘Nobel’ da Teologia.

Um dos três vencedores foi o compositor estónio Arvo Pärt, cristão ortodoxo, membro do Conselho Pontifício da Cultura (Santa Sé) desde 2011, compôs a peça musical ‘Os três pastorinhos de Fátima’ (Drei Hirtenkinder aus Fátima), que se estreou em Portugal em fevereiro de 2015, por ocasião do Centenário das Aparições.

Francisco afirmou que “a verdade de Cristo não é só para solistas, mas é sinfónica, pois requer uma dócil colaboração e uma harmoniosa partilha”.

"Buscar, estudar, contemplar e traduzir a verdade na prática, junto com a caridade, atrai-nos com força rumo à plena união entre nós. Assim, a verdade se torna uma fonte viva de elos de amor, cada vez mais íntimos”, disse o Papa aos vencedores desta edição.

Os outros dois vencedores desta edição são Theodor Dieter (nascido em 1951), teólogo luterano da Alemanha que se distinguiu no diálogo ecuménico com a Igreja Católica, e o padre alemão Karl-Heinz Menke (nascido em 1950), professor emérito de Teologia Dogmática em Bona e especialista no estudo do pensamento de Joseph Ratzinger, que integra a Comissão Teológica Internacional desde 2014.

A atribuição deste prémio, atribuído pela Fundação Joseph Ratzinger, é a promoção da pesquisa teológica e do compromisso cultural e Francisco convidou os seus membros a prosseguir na “pesquisa teológica e cultural, que exige fé e diálogo”.

O Papa dirigiu-se ainda a Bento XVI, Papa Emérito, agradecendo a sua oração e presença discreta e encorajadora.

“A sua obra e o seu magistério continuam  a ser uma herança viva e preciosa para a Igreja e para o nosso serviço”.

SN

Nenhum comentário:

Postar um comentário