quinta-feira, 30 de abril de 2015

California vai reduzir 40% das emissões

Segundo governador Jerry Brown, objetivo é atingir a meta de reduções até 2030.

Segundo governado, o plano é mais ambicioso na América do Norte.
O governo da Califórnia disse nessa quarta-feira (29) que vai reduzir em 40% suas emissões de gases de efeito estufa até 2030, o mais ambicioso plano apresentado até agora na América do Norte, inspirado na iniciativa da União Europeia. O governador democrata Jerry Brown assinou uma portaria que propõe uma marca difícil de ser cumprida. "Essa medida deve ser cumprida para favorecer esta geração e a próxima", disse o governador em comunicado.
A mudança vai contribuir para que esta região do oeste dos Estados Unidos - onde vivem cerca de 40 milhões de pessoas e que atravessa o quarto ano de uma seca severa - alcance seu objetivo de reduzir 80% das emissões nos gases de efeito estufa até 2050, de acordo com o governador.
Atualmente, o estado segue um roteiro acordado em 2006 para retornar em 2020 aos níveis de 1990. A chefe da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC, em Inglês ), Christiana Figueres, aplaudiu que a "California e o governador Brown tenham entendido claramente o que é a mudança climática" com esta decisão.
O presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, disse que "os quatro anos desta seca excepcional mostraram a dura realidade que (as mudanças climáticas) representam para os cidadãos e as empresas".
Antes da conferência da ONU sobre mudança climática que será realizada este ano em Paris, os 28 membros da União Europeia concordaram em outubro passado reduzir 40% dos gases de efeito estufa até 2030. Estados Unidos, responsáveis ??por 12% das emissões globais, querem cortá-las entre 26 e 28% até 2025.
AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário