segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Bento XVI encerrou encontro anual de antigos alunos


Agência Ecclesia 31 de Agosto de 2015
Papa emérito apresentou reflexão sobre «esquecimento» de Deus no mundo contemporâneo

Cidade do Vaticano, 31 ago 2015 (Ecclesia) - O Papa emérito Bento XVI encerrou este domingo a reunião do chamado «Ratzinger Schülerkreis» (círculo de estudantes de Ratzinger), o encontro anual de antigos alunos que este ano abordou o tema ‘Como falar de Deus, hoje’.

“A verdade, amor e bondade que vêm de Deus tornam o homem puro e a verdade, amor e bondade encontram-se na Palavra, que liberta do ‘esquecimento’ de um mundo que já não pensa em Deus”, disse, na homilia da Missa a que presidiu na igreja do Campo Santo Teutónico, no Vaticano.

Partindo da passagem do Evangelho proclamada nesse dia, em todas as celebrações eucarísticas, Bento XVI refletiu sobre a necessidade de purificação do mal, interior e exterior, de uma “higiene exterior para as muitas doenças e por vezes epidemias” que ameaçam todos, uma “epidemia do coração” que leva à “corrupção”.

Nesse sentido, ganha relevo o cultivo de uma ética, a “higiene interior”, como força de “purificação”.

Na oração dos fiéis, relata a Fundação Ratzinger, rezou-se pelo Papa Francisco, com particular atenção para o Ano Santo da Misericórdia.

Após a Missa, decorreu a cerimónia de inauguração da sala Papa Bento XVI- Joseph Ratzinger, num espaço adjacente ao Campo Santo Teutónico.

Em  novembro, por sua vez, vai ser inaugurada a Biblioteca Romana Joseph Ratzinger-Bento XVI, totalmente dedicada à sua vida e ao seu pensamento.

Entre os presentes nestas iniciativas estavam, entre outros, os cardeais Christoph Schönborn, arcebispo de Viena, e Kurt Koch, presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos; o arcebispo Georg Gänswein, prefeito da Casa Pontifícia e secretário particular de Bento XVI; e o bispo Barthélemy Adoukonou, secretário do Conselho Pontifício da Cultura.

Os trabalhos dos membros do Schülerkreis foram orientados pelo sacerdote e filósofo checo Tomás Halík.

OC

Nenhum comentário:

Postar um comentário