quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

A música que o U2 dedicou a um amigo de João Paulo II

Redação da Aleteia / Angeles Conde Mir
HUBERT BOESL / DPA
E que mudou para sempre a história do grupo irlandês.

Dois dos nomes essenciais para a queda do comunismo são, sem dúvidas, São João Paulo II e Lech Walesa, que mantiveram uma profunda amizade por causa deste objetivo comum. Walesa, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz e foi presidente da Polônia, chegou a confessar: “Eu não saberia conceber a minha existência nem a [do partido] Solidariedade sem a figura de um magnífico polonês e grande homem: João Paulo II”.

A constante denúncia do papa Wojtula e o ativismo do sindicato Solidariedade, que Lech Walesa ajudou a fundar em 1980, foram decisivos para a desintegração do bloco soviético. Desde sua fundação, o primeiro sindicato livre do Leste não deixou de acumular afiliados, além de receber o apoio da Comunidade Internacional e da Igreja Católica.

Evidentemente, a luta não estava isenta de dissabores. Sentindo-se ameaçado, em 13 de dezembro de 1981, o presidente polonês, Wojciech Jaruzelski, decretou a lei marcial que encarcerava a maioria dos dirigentes do partido Solidariedade. Lech Walesa permaneceu na prisão durante 11 meses.

Foi quando Bono, o líder da banda irlandesa U2, escreveu uma das canções emblemáticas do grupo: New Year´s Day. Longe de fazer alusão às festividades de ano novo, a letra denuncia o clima de tensão que se vivia na Europa dividia em dois blocos. Além disso, é uma declaração de amor.

Bono escreveu a música, imaginando que Lech Walesa, preso, diria a sua esposa Danuta Gołoś: “I will be with you again” [Eu estarei com de novo]. A canção foi lançada no dia 1.º de janeiro de 1983.

Trata-se de uma música que fala do amor em meio à incerteza política dos anos 80. Um tempo em que, no entanto, a população mantinha a esperança por mudanças.

New Year´s Day, do álbum War foi o primeiro sucesso internacional do U2 e mudou para sempre a história do grupo. A revista Rolling Stones a incluiu na lista das quinhentas melhores músicas de todos os tempos.


https://pt.aleteia.org/2018/01/17/a-musica-que-o-u2-dedicou-a-um-amigo-de-joao-paulo-ii/

Nenhum comentário:

Postar um comentário